sexta-feira, 10 de abril de 2009

Entrevista a FUSE dos DEALEMA

fuse

Numa era em que a musica se distancia cada vez mais da sua verdadeira essência o colectivo DEALMATICO resiste á industrialização da arte...o império renasce das cinzas, é o poder da reflexão, é a grandiosidade da escrita, é a força de um pensamento a elevação espiritual....podemos ser todos nós!!!
Palavras de FUSE um dos elementos de DEALEMA , banda de Hip Hop do norte, que desde 1996 conduzem no som que difundem um leque extenso de mensagens retiradas de uma vida sentida e volvida para música.
No passado dia 7 de Abril ouviram-se 4.500 vozes, na cidade de Gouveia, a cantar grandes temas que fizeram mais uma vez lembrar que este colectivo está aqui para ficar e para gravar as nossas mentes com sons incomparáveis e penetrantes.
O ano 2008 trouxe-nos V IMPÉRIO, álbum esse com um âmago verdadeiramente português, uma vez que remonta Fernando Pessoa e o seu visionarismo profético, aquele que nasce de um sonho ou de uma meditação que anuncia o novo Império. Álbum que, definitivamente, demonstrou a todos que a banda está ainda mais madura e segura do percurso a seguir.
Fuse aceitou o convite do Universo Vip para partilhar alguns projectos de 2009. Conhecido também por ser um dos elementos mais carismáticos e fantástico do grupo pela sua voz, postura e escrita “fulminada e pirotécnica” que fazem vibrar o publico a cada rima que flutua.

UNIVERSO VIP: FUSE, podemos esperar algum projecto dealematico para 2009?
FUSE: Sem dúvida alguma, enquanto promovemos o V Império na estrada, preparamos paralelamente novos trabalhos. Começamos já a construir o próximo álbum e durante o processo estamos também a trabalhar no primeiro DVD de Dealema. São dois dos lançamentos que reservamos para o final deste ano.
UNIVERSO VIP: Este novo esboço está ser construído com a mesma linha de trabalho do álbum anterior ou espera-nos algo extraordinário?
FUSE: Com o V Império renascemos e aprendemos a ser mais autónomos, isso preparou-nos para algo que estava à espera de ser despertado. O próximo álbum vai ser mais pesado, vai ser um trabalho blindado a ferro e gravado a fogo.
UNIVERSO VIP: O V IMPERIO contou com várias participações , entre elas WOYZA, dos nossos vizinhos da Galiza, do SIMONAL e claro MindDaGap. Como surgem estes convites? O que vos estimula a partilhar algo vosso com outros artistas? Há algum processo de selecção que nos possa explicar?
FUSE: O intercâmbio na arte enriquece-nos como músicos e quando temos oportunidade de partilhar o nosso trabalho com outros artistas que estão na mesma sintonia, a experiência é única, intemporal. No V Império, fechamos mais o circulo a nível de participações, convidamos artistas que são nossos amigos e nos têm acompanhado ao longo do percurso. Somos abençoados por termos conseguido ao longo destes 13 anos pisar quase todos os palcos que existem neste país, ao lado de ícones como Xutos e Pontapés, Rui Reininho, Clã, Rui Veloso, Blasted Mechanism… Um pouco do leque de bandas que vimos crescer e que nos ajudaram a crescer.
UNIVERSO VIP: Do cenário musical português, há algum músico ou banda com quem gostariam de trabalhar em estúdio?
FUSE: Não há fronteiras no que diz respeito à arte, e na nossa música seguimos isso com sentimento. Há colaborações que seriam interessantes….como ter um poema corrosivo de Adolfo Luxúria Canibal, ou um refrão com a voz da Mafalda Veiga por exemplo…
UNIVERSO VIP: O ANO 2008 trouxe também novos projectos a solo, nomeadamente de Expeao, Maze e MUNDO. O que se passou com FUSE?
FUSE: Foi um ano em que dediquei o meu tempo a Dealema e à família, no entanto, continuei a participar em projectos de outros artistas, algo que sempre fiz desde o início. Tenho dois trabalhos guardados na gaveta que irei concluir quando tiver espaço mental…
UNIVERSO VIP: A paragem actual na carreira a solo tem como motivo o facto de em breve ser PAI?
FUSE: Estou a viver um período na minha vida que exige toda a minha atenção, a experiência de ser pai pela primeira vez é grandiosa, quero aproveitar todos os momentos. Tudo tem o seu tempo e o seu espaço. Neste tempo, eu pertenço apenas ao meu filho que está para nascer.
UNIVERSO VIP: O tornar-se Pai irá, em algum momento, influenciar o percurso da escrita ou da mensagem? Ou poderá eventualmente servir de inspiração?
FUSE: Eu sinto que vou nascer com o meu filho, ele é a água que vai purificar a minha maior fonte de inspiração que é a minha mulher. Este novo capítulo vai sem dúvida trazer algo de novo à minha vida como músico e como ser humano.

Aguardamos então mais um ano bombástico a nível de som excepcional e incomparável. Abaixo seguem as datas dos próximos concertos mais uns links que nos podem ajudar a estar sempre a par desta banda histórica do Porto/Gaia.

http://www.myspace.com/dealema
http://www.myspace.com/fusedealema

fuse 3

Entrevista conduzida por Paula Baía.

Bookmark and Share

8 comentários:

GRANDE FUSE!
POR AQUI????

GANDA CENA!

Grande trabalho do Universo VIP e da Paula Baía.

Gosto de saber que vamos ter um ano rico em novidades. Novidades estas que, com certeza, não vão desiludir... nunca desiludiram até agora.

Aproveito para dar os parabéns ao Fuse por este grande, provavelmente o maior até então, acontecimento na sua vida.

Continuem ambos projectos no bom caminho!

Sem duvida um som "fulminado e pirotécnico...

Vais ser pai???
Parabéns

Grande admiradora dos Dealema, embora ache que o vosso negativismo em relação à vida possa mudar agora que o elemento principal vai ser pai.

Vive a vida com alegria Fuse , ela á tão curta.
Adorei a entrevista,e também dou os parabéns a este blog que dá atenção aos artistas nacionais, e nos dá a conhecer também a vida dos que seguimos pela televisão.

joana

FUSE A DOMINAR O SISTEMA, CONTINUA ASSIM (h)

emanuel

mts parabens plo blog..to contente d ver a evoluçao k o blog tem tido..smpr cm noticias actuas e bons temas..agora já com 2 entrevistas espero k o blog mantenha e bom caminho e k contiue a evoluir como tem feito até aki ou s possivel ainda mais do k akilo k já evolui..á grande fuse o homem cm o hip-hop mais sombrio na tuga..e aproveito pa deixar aki os parabes plo meninno,k terá d certeza 1 pai mt babado

FUSIVEL, melhor MC da tuga sem duvida! Abraço DLM Ninguem teme .

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Related Posts with Thumbnails
 

blogger templates | Make Money Online