sexta-feira, 15 de maio de 2009

Entrevista: Ace dos Mind Da Gap

Ace

O nome ACE dispensa qualquer apresentação. Habituamo-nos à presença deste grande artista ligado ao universo Hip Hop português, quase como um dos mentores deste movimento que, actualmente se ramifica por todo o país.

Conhecido e reconhecido por pertencer aos Mind Da Gap, um dos mais antigos e influentes colectivos de Hip Hop nacional, ACE aposta numa actividade paralela ligada à criatividade, estreia-se como Customizer com o pseudónimo “CREATIVE MONSTAH”.

Esta tendência não é de todo recente uma vez que a arte de desenhar sempre o acompanhou. Temos trabalhos como a capa do seu álbum a solo “Intensa mente”, e a própria ACE PRODUKTIONZ, que patenteiam já uma maturidade sólida longe de um espontâneo momento de inspiração. ACE concordou em dizer-nos algo sobre esta aptidão que harmoniosamente combina com a sua maior paixão, a música.

Universo Vip - Certamente o facto de estar ligado ao mundo do hip hop e consequentemente ao graffiti fez com que a arte de desenhar o acompanhasse no seu percurso artístico. De que forma descreve esta ligação Desenho/Música, que acabam por ser 2 movimentos distintos mas que se completam?

Ace - No meu caso, a parte visual foi um “complemento”. O movimento Hip Hop tem várias vertentes, duas delas, a musical, o Rap - a artistíca- o graffiti. Fazer graffiti para mim foi uma forma de exprimir o meu lado criativo mais visual e de acompanhar/participar em mais uma vertente deste movimento. Já tinha feito breakdance, também- que era uma forma de exprimir outro lado da minha criatividade. Sempre tive, desde muito cedo, atracção pela expressão artística fosse pela música, pelo desenho ou pela dança. O Hip Hop deu-me uma plataforma para exprimir todas essas “necessidades”. A música era e é, a banda sonora da minha vida, para mim, a forma de arte mais completa em termos de expressão de emoções- como ouvinte e como praticante.

Universo Vip - No seu álbum a solo projecta através do design gráfico, uma corrente artística russa, Construtivismo, movimento estético-politico profundamente ligado ao processo Revolucionário. Partilha essa ideologia ou a política é algo que não lhe desperta interesse?

Ace -A política enquanto conceito interessa-me muito. Na prática, não me entusiasma absolutamente nada. Ou seja, gosto de política, não gosto mesmo nada dos políticos com que temos de “levar”. Mas não me considero comunista, não tenho preferência especial pelo comunismo. Mas tenho muito de revolucionário. Por isso e por uma questão estética, escolhi o construtivismo como “tema” da minha capa.

Universo Vip - Recentemente contou com o apoio da Skills, loja de street wear situada em Braga, para poder divulgar alguns das suas criações, nomeadamente bonés. Não foi a primeira colaboração uma vez que já tinha experimentado o design das pranchas de Skate. Outra loja poderá viabilizar os seus trabalhos ou á partida a SKILLS terá a exclusividade?

Ace -Tenho uma relação de amizade com o proprietário da Skills, o que facilitou essa situação, mas estou aberto a propostas. Tenho outros projectos com esse meu amigo que em breve acontecerão. Sou criativo-dependente. Todas as propostas que me permitam criar e dar-me oportunidade de sustentabilidade, são bem vindas.

Universo Vip - Portugal está pronto e aberto a este tipo de tendência? De poder ter uma peça única e original “assinada” por uma artista de renome? Reparamos que no seu blog muitos dos posts estão escritos em Inglês. Pretende chegar a um mercado internacional?

Ace -Sim, tenho ambição de penetrar o mercado internacional- ambição não significa de modo algum a veleidade de achar que consigo, mas a vontade de tentar. Portugal ainda “vai muito de modas”. A iniciativa com a Skills correu muito bem, mas acho que a grande parte das pessoas preferem andar todas iguais, como robots, sem identidade própria, sem expressão da sua individualidade, sem se destacarem muito dos demais. Sempre fui adepto da personalização, de adaptar coisas que todos tivessem e dar-lhes o meu cunho pessoal, torná-las “só minhas”. Sei que há pessoas em Portugal que conseguiram atingir já um patamar de relativo sucesso com a actividade do customising (O Mosaik, por exemplo), mas pelo que vejo nas ruas e pelos (poucos) contactos que tenho tido para a execução de personalização, penso que as pessoas ainda não estão muito preparadas para este tipo de coisas. Recebo contactos de gente que tem sapatilhas muito gastas e que nessas até arriscavam, acham que elas ficam “como novas” com a personalização, o que não é verdade. Mas por vários motivos, só procedo a intervenções em ‘tilhas novas.

Universo Vip - Tem alguns projectos para além de criar e personalizar vestuário? Talvez decoração ou mesmo Artes Gráficas?

Ace -Também pinto, quando tenho disponibilidade mental e inspiração para isso e faço trabalhos de design gráfico como freelancer (de imagem para empresas ou artistas musicais a prints para marcas de vestuário). Há muita coisa que gostava de fazer, mas terei de deixar para a próxima vida. Gosto de fazer bem aquilo que faço, se começar a querer fazer tudo que me dá na cabeça, hei-de falhar nalgum sítio. Prefiro qualidade a quantidade, em tudo.

Universo Vip - Agora para finalizar, pode partilhar com o Universo Vip , se Mind Da Gap tem algum projecto a nível de originais ainda para 2009?

Ace -Estamos a trabalhar num álbum novo, não sei se ainda para este ano, mas espero que sim. Em breve terão notícias nossas.

Obrigada pela participação e Boa sorte!

Podemos ver alguns dos seus trabalhos originais em:

http://skillstheone.hi5.com/friend/p260381527--SKILLS—html
http://creativemonstah.blogspot.com/
Links:
http://www.myspace.com/aceminddagap
http://www.myspace.com/minddagapoficial
http://www.minddagap.info/
http://www.myspace.com/aceproduktionzheadquarterz

Entrevista: Paula Baia

Bookmark and Share

4 comentários:

Boa!!Grande entrevista, ACE já vi o material que personalizas , que porreiro, tenho k passar na Skills, n fazia a mínima k fazias isto.

fika bem....

yo yo!!

foi grande cena lá na loja do chinoca!

toda a sorte para mais um grande projectO

PAZ

Pois eu tb não sabia, já vi o teu blog e tem cenas altamente

Ace, boa onda.

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Related Posts with Thumbnails
 

blogger templates | Make Money Online