quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Emotiva carta de Angelina Jolie à menina paquistanesa baleada por talibãs

Angelina Jolie escreveu uma emotiva carta a Malala Yousafzai, a menina paquistanesa baleada por talibãs, na semana passada.

Leia a carta:

«Esta quarta-feira de manhã, enquanto preparávamos as crianças para o colégio no meio das queixas habituais de não quererem ir, vi a manchete doThe New York Times: Uma arma talibã dispara numa menina que defendia os direitos humanos. O talibã defendeu que Malala Yousafzai, de 14 anos, "ignorou as suas advertências e não lhes deu outra opção". Enquanto esperava pela carrinha escolar, chamaram-na pelo nome e dispararam na cabeça, por lutar pelos direitos das raparigas à educação.
Depois de ler o artigo, senti-me obrigada a partilhar a história de Malala com os meus filhos. Foi difícil para eles perceberem um mundo onde os homens tentam matar crianças cujo único "crime" é o desejo de que ela e outros como ela possam ir à escola.
A história de Malala manteve-os pensativos todo o dia e à noite tinham muitas perguntas. Aprendemos sobre Malala juntos, vendos as entrevistas e lendo os diários. Malala só tinha 11 anos quando começou a blogar na BBC. Escreveu sobre a vida sob o mandato talibã, de ser obrigada a mudar o uniforme da escola por roupas sem cor, de esconder os livros debaixo do manto e, inclusivamente, de deixar de ir à escola».
O nosso filho de oito anos sugeriu que se devia construir uma estátua por Malala e por um banco para ler em redor. A nossa filha de seis anos fez a típica pergunta "se Malala tinha brinquedos, e se sim, quem tomava conta deles. Perguntou também se os pais de Malala estavam a chorar. Decidimos dizer-lhe que sim, mas que não choravam apenas pela filha, mas por todos os meninos do mundo a quem negam os direitos humanos. Como Malala, os seus pais são ícones de força e valentia. O pai de Malala também lutou pelos direitos das meninas à educação, é o diretor de uma escola, professor e poeta. Na manhã seguinte à notícia mostramos-lhes fotos de crianças de todo o Paquistão com a imagem de Malala e a rezar nas escolas. O meu filho estava preocupado com as meninas que foram fuziladas por defender Malala. Disse-lhe que eram conscientes do perigo, mas o seu apoio reflete a quantidade de "Malalas" que há e o que isso significa para eles. Todos os paquistaneses devem saber o importante que é a educação e a sua valentia inspirou-os. Os meus filhos ainda estão a tentar perceber e perguntam-me: "Porque é que os homens pensaram que tinham de matar Malala?" e eu respondo-lhes: "porque a educação é muito poderosa". Os disparos sobre a Malala golpearam o coração da nação, e os talibãs negam-se a retirar-se (ou a recuar), as gentes do Paquistão tão pouco o farão. Este ato violento e cheio de ódio parece ter tido o efeito contrário da sua intenção e os paquistaneses manifestaram-se abraçando os valores de Malala e rejeitando a tirania do medo. "Que isto seja uma lição", afirmou o porta-voz do talibã paquistanês, Ehsanulá Ehsan. "Sim, que isto sirva de lição. Que a educação é um direito humano fundamental, um direito que não se negará às meninas do Paquistão". As meninas do Paquistão uniram-se sob o lema «Eu sou Malala» e elas não estão sozinhas. As mães e professoras de todo o mundo falam aos filhos e alunos sobre a Malala e incentivam-nos a formar parte deste levantamento pela educação para as meninas. No Paquistão surgiu um movimento nacional impulsionando a reconstrução das escolas e a necessidade de educar todas as crianças, incluindo as raparigas. Este terrível acontecimento marca o começo de uma revolução necessária pela educação das mulheres. Malala é a prova de que não só é precisa a voz de uma pessoa valente para inspirar um sem número de homens, mulheres e crianças. Nas aulas e nos lugares de todo o mundo, as mães, os pais, filhos e filhas rezam pela rápida recuperação de Malala, comprometendo-se a carregar a sua tocha no dia em que os prémios Nobel se reúnam para determinar o Nobel da Paz: acredito que a valente Malala será tida em consideração»

Lux

Bookmark and Share

0 comentários:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Related Posts with Thumbnails
 

blogger templates | Make Money Online